Aspectos Genéticos do Diabetes Mellitus

O Diabetes é uma doença multifatorial e uma das causas da etiologia da doença pode ser explicada através das questões genéticas.

Os aspectos genéticos possuem um peso na maior propensão de adquirir a doença devido a questões familiares e de linhagem.

Veja neste artigo que aspectos genéticos influenciam na maior facilidade de adquirir diabetes na população.

Como a genética influencia a incidência de diabetes na população?

É comum encontrarmos famílias de diabéticos no Brasil. Casos em que os pais são diabéticos, os avós são diabéticos e os filhos também se tornam diabéticos são situações comuns no Brasil.

Esse fato pode ser explicado devido a ação da genética sobre a doença. A genética anda conforme a música e não se preocupa com quem ela vai agir sobre o diabetes.

O primeiro fato que devemos pensar é que todos temos bases genéticas baseadas nos cromossomos de nossos pais e dos nossos avós.

Assim, temos como concreto que herdamos genes e o DNA de cada um deles no nosso corpo.

Então, a incidência de Diabetes em especial do Diabetes Tipo 2 tem um peso grande sobre o aparecimento e a facilidade da doença aparecer em vários indivíduos da mesma família.

A herança genética familiar é a explicação para tudo. Uma mãe ou um pai diabético que nunca se cuidou nem mesmo sabe que possui Diabetes vai gerar uma herança de genes característicos do seu organismo para seus filhos.

Estes, por sua vez, terão uma probabilidade bem maior de manifestar a influência desses genes na sua saúde.

O gene FTO por exemplo, mostra-se efetivo nessa situação. Esse gene é passado de pais para filhos e é mais conhecido popularmente como o gene da obesidade.

Como esse gene é transmitido a partir de indivíduos com características de obesidade, ele é passado dos pais para as crianças e tem um papel que vai influenciar na vida de cada filho(a).

Nesse caso, a solução para diminuir a ação genética é silenciar  este gene para que ele não exerça sua influência na composição corporal dos filhos.

E o melhor jeito disso é educando as crianças desde cedo a terem hábitos de vida saudáveis para que a genética não fale mais alto na idade adulta.

O mesmo se aplica ao Diabetes. Os genes herdados de pais diabéticos têm a capacidade de influenciar no aparecimento da doença dos pais nos filhos.

E o único jeito de silenciar estes genes é trazendo uma nova roupagem ao estilo de vida das crianças.

Por exemplo, educá-las desde cedo da importância de não comer muito açúcar e doce, oferecer alimentos saudáveis e incentivar a prática do movimento podem ser atitudes que vão neutralizar o gene causador da doença.

Assim, a probabilidade da doença se manifestar na idade adulta será bem menor e teremos conseguido com sucesso silenciar o gene associado ao Diabetes herdado dos pais.

Predisposição genética do Diabetes

Existem muitos genes que estão sendo estudados a cada dia e a maior parte deles está associada ao aparecimento do Diabetes devido a sua herança genética.

De acordo com estudos, as chances de um bebê adquirir Diabetes em alguma etapa da vida é de 1 para 7 quando a mãe é diabética ou tem Diabetes Gestacional.

Se o pai e a mãe possuírem a doença essas chances aumentam para 1 para 2, demonstrando a grande influência da genética na predisposição para o aparecimento da doença.

Os fatores hereditários vão determinar e influenciar o aumento das chances de contrair a doença principalmente na idade adulta, em especial o Diabetes Tipo 2.

Então o melhor caminho é buscar que os filhos desde pequeno tenham o acompanhamento e os cuidados devidos para diminuir as chances de desenvolverem a doença na idade adulta.

O Diabetes Tipo 2 apresenta uma hereditariedade muito maior quando comparado ao Diabetes tipo 1, da casa de 75% dos pacientes diabéticos apresentando  história familiar positiva para a doença.

Estima-se que existam ao menos 50 genes que podem estar relacionados ao maior risco de contrair Diabetes Tipo 2.

Esse processo é chamado de herança poligênica. A herança poligênica tem sido cada vez mais estudada pelos endocrinologistas devido à sua grande influência no desenvolvimento da doença.

Em contrapartida, existe um tipo de Diabetes que tem como característica a mutação específica de um único gene apenas, o Diabetes monogênico, também conhecido como MODY.

O MODY pode ser explicado como um defeito monogênico transmitido por herança autossômica dominante tanto da parte da mãe, quanto da parte do pai.

Se você tem familiares, pais, mães e avós que têm Diabetes e acha que pode estar desenvolvendo a doença eu posso te ajudar.

Agende sua consulta agora mesmo através do whatsapp! Terei o maior prazer em te ajudar!