Visão Geral do Tratamento do Paciente Com Diabetes

O tratamento do Diabetes é o melhor caminho para assegurar maior qualidade de vida para as pessoas, diminuir os riscos de patologias associadas à doença e aumento da expectativa de vida.

O controle dos níveis da glicose é de extrema importância para o tratamento eficaz e resultados positivos para a saúde.

Afinal, apesar de o Diabetes ser uma doença crônica, é possível viver muito bem com ela.

Por isso, hoje você vai conhecer os caminhos principais para o tratamento do Diabetes e ver como eles são realizados.

Tratamento do Diabetes Tipo 01

O tratamento do Diabetes tipo 1 é feito com base na administração de doses de insulina. A quantidade de insulina diária é estabelecida pelo médico ou endocrinologista no consultório médico.

O Diabetes Tipo 1 se caracteriza principalmente devido ao fato de o pâncreas não conseguir mais produzir o hormônio devido à destruição total ou parcial das células que o produzem.

Para ajudar no tratamento do Diabetes Tipo 1 são necessários alguns equipamentos e objetos imprescindíveis para o manuseio correto das doses diárias.

Terapia de Insulina

A terapia de insulina é o nome dado para o controle e tratamento do Diabetes tipo 1 feito a partir do diagnóstico.

É o único caminho de devolver ao diabético tipo 1 a sua qualidade de vida e impedir o desenvolvimento de patologias mais graves por conta da doença.

Ampola e Seringa

O uso da ampola e da seringa são necessários para a administração de insulina. Essa administração geralmente é feita manualmente pelo menos 1 vez ao dia.

No caso, a  insulina é retirada de uma ampola e em seguida ela é injetada na camada subcutânea da pele com uma seringa descartável.

Caneta de insulina

A caneta de insulina consiste em um cartucho contendo a insulina. Ela é colocada em uma caneta giratória contendo uma agulha descartável na ponta, garantindo assim doses mais precisas e eficazes de insulina.

Bombas de insulina

As bombas de insulina ou bombas de infusão são equipamentos pequenos e portáteis que liberam a insulina à medida que ela é necessária.

Esse equipamento pode ser usado em vários locais, sendo mais comuns em uma conta ou bolsa dentro da roupa.

Assim, nesse caso a bomba libera insulina por meio de uma cânula colocada sob a pele.

Alguns estudos com adultos demonstraram que  a terapia com bomba de infusão de insulina pode conseguir um melhor controle de glicose quando comparada aos  regimes convencionais de múltiplas injeções diárias de insulina para pessoas diabéticas do tipo 1.

Tratamento do Diabetes Tipo 2

O tratamento do Diabetes Tipo 2 é feito através da ação conjunta dos medicamentos disponíveis através da prescrição médica e mudanças na alimentação e no estilo de vida.

O sucesso para o controle do Diabetes Tipo 2 é mais evidenciado quando essas duas estratégias são feitas de maneira conjunta.

Em muitos casos, as pessoas se esquecem de tomar o medicamento correto ou não ligam para as mudanças necessárias, favorecendo um controle menos instável da doença.

Monitores de Glicose

Os monitores de glicose são todos aqueles acessórios e equipamentos que têm a função de fazer o controle dos níveis de glicose diário.

Eles possuem a capacidade de fornecer informações em tempo real sobre a tendência da glicose, se ela está alta ou em níveis recomendados.

As informações que eles transmitem podem ajudar a melhorar o tratamento do diabetes e a diminuir o risco de complicações da doença.

Algumas opções de monitores de glicose são o monitor eletrônico e o monitor manual que necessita de um pequeno  furo nos dedos com as agulhas  para a verificação do nível de glicose imediata.

Medicamentos orais

Os medicamentos orais são os remédios que os médicos prescrevem para os diabéticos tipo 2.

São atualmente o principal aliado para o controle da glicose principalmente porque eles provocam a diminuição da glicose na corrente sanguínea.

Podemos citar como exemplos o Glifage, a Metformina, o Xigduo entre vários outros.

O que podemos fazer para controlar a glicose de maneira mais eficaz?

Diminuir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico das refeições como os pães, as massas e as farinhas.

Também é necessário controlar o peso e emagrecer se necessário devido ao fato de que a obesidade favorece a resistência à insulina.

Por último, deve-se manter-se ativo(a) sempre para que os exercícios físicos potencializam os resultados no controle da doença.

Se você suspeita de que pode estar com sintomas de Diabetes, quer um tratamento mais eficaz e seguro para a doença eu posso te ajudar!

Agende agora mesmo a sua consulta comigo através do whatsapp! Terei o maior prazer em te ajudar!