Educação em Diabetes Mellitus
O artigo de hoje é para você que já convive com o Diabetes, seja o tipo 1 ou o tipo 2. Mais importante do que o tratamento, também é indispensável saber algumas coisas sobre a doença.
Dessa forma você saberá lidar melhor com o mal e terá muito maior qualidade de vida. Veja abaixo algumas dicas para enfrentar e conviver de maneira harmoniosa com a presença da doença.
Dicas para o bom convívio com o Diabetes
Respeite o horário e as doses da sua medicação
Um dos maiores desafios que os especialistas em Diabetes relatam é a dificuldade das pessoas em tomar a medicação no horário certo e nas doses prescritas pelo médico.
Isso acontece porque muita gente acredita que os remédios são por um tempo determinado e após tomar algumas vezes a glicose já volta ao normal.
Essa prática acomete principalmente os pacientes mais velhos que se dizem sentir muito bem sem os remédios. Tal prática é muito perigosa para a saúde do diabético.
Respeite o horário e as doses de cada medicamento que o seu médico prescreveu. Elas são fundamentais para o maior controle da doença e diminuem o risco de complicações e doenças relacionadas ao diabetes.
Controle o seu peso
Outro detalhe que merece atenção é o fato de muitas pessoas acima do peso serem diabéticas. A obesidade e o sobrepeso favorecem a resistência à insulina entre os portadores do Diabetes tipo 2.
Controlar o peso e até perder peso se preciso fará seu organismo ter uma melhor adaptação a um novo estilo de vida mais saudável além de diminuir a resistência insulínica.
Exercícios físicos regulares e bastante movimentos no dia a dia são uma ótima maneira de incentivar o metabolismo para perder peso e assim diminuir os riscos de descontrole da doença.
Tenha uma dieta equilibrada
Um dado característico de muitos diabéticos é a preferência por alimentos ricos em farinhas e massas, e preparações pobres em nutrientes.
Um prato de arroz, feijão e carne não tem o mesmo valor para a saúde do que um prato de arroz, feijão, carne, salada e legumes.
Diminua as porções de alimentos ricos em carboidratos e deixe seu prato mais diversificado e colorido. Muitas pessoas têm aversão a essas mudanças no começo, mas tudo isso é uma questão de hábitos.
Quando você começar a comer os alimentos certos todos os dias, você vai ver que eles te proporcionarão muito mais saúde e controle dos níveis de glicose. Se for preciso, procure a ajuda de um nutricionista para te ajudar.
Tome cuidado com o sal e a sua pressão
Em muitos casos os pacientes diabéticos relatam não exagerar no sal de cozinha quando preparam suas refeições. Mas o fato é que o perigo não está somente no sal de cozinha.
O cloreto de sódio ou sódio como vem no rótulo de alimentos industrializados é a mesma coisa que o sal de cozinha. Refrigerantes, salgadinhos, embutidos, batatas congeladas são ricos neste nutriente.
Tome atenção e cuide da sua pressão bem como não consuma alimentos ricos em sódio no rótulo nutricional.
A hipertensão arterial contribui para o maior descontrole da glicose e aumenta as chances de infarto, avcs e outros problemas de saúde. Preste atenção nesta dica.
O recomendado para o consumo diário de sal está na casa de 5 gramas ao dia, valor que equivale a uma ponta de caneta bic cheia do alimento.
Se você tem problemas para o controle do Diabetes ou suspeita de alguma complicação causada pela doença eu posso te ajudar!
Agende sua consulta agora mesmo através do whatsapp!